NOSSA HISTÓRIA

A Associação FAZ Alessandro Zarzur é uma ONG sem fins lucrativos que acredita na educação integral como um quebra-cabeça: peças interdependentes que se encaixam para formar uma única imagem.

Seu objetivo é formar cidadãos multiplicadores do bem, protagonistas das suas histórias, respeitadores das diferenças e conscientes dos seus direitos e deveres.

A FAZ consolidou seu estatuto em 15 de maio de 2018, quando o sonho da família Zarzur deu os primeiros passos para se tornar realidade: a perpetuação da memória do jovem atleta Alessandro Zarzur.

Com um projeto norteador que envolve esporte, educação socioemocional e reforço acadêmico – realiza um importante trabalho de dedicação e carinho aos moradores em situação de vulnerabilidade social das comunidades do Real Parque, Jardim Panorama e do seu entorno.

160 CRIANÇAS ATENDIDAS
105 FAMÍLIAS

INSPIRAÇÃO

Início da história da FAZ, inspirada por Alessandro Zarzur

CONSOLIDAÇÃO

Consolidação do estatuto em 2018 e nova sede

ATUAÇÃO

Educação, alimentação saudável, esporte e cultura

RENOVAÇÃO

Junto FAZemos mais!

Hanan Salameh Zarzur

NOSSA PRESIDENTE

Alessandro partiu cedo, aos 19 anos, mas conseguiu plantar uma semente de amor naqueles que passaram pela sua vida.

Após sua partida, um turbilhão de memórias e recordações dos dias vividos ao seu lado foi tomando conta de todos nós, e uma frase repetidamente falada por ele nos levou a agir: “Todo mundo merece uma chance pra praticar e ter acesso aos esportes”.

Essas lembranças nos invadiram e simultaneamente a palavra FAZ aparecia insistentemente, nos perseguindo mesmo. E foi assim que decidimos levar adiante o sonho do nosso menino. Sua voz me dizia o tempo todo: “Faz, mãe!”.

O seu sonho tornou-se nosso sonho e o realizamos, a FAZ traz em si o grande desejo do Alê de oportunizar o acesso ao esporte. O esporte alinha, ensina a ganhar e perder, colaborar, respeitar, persistir.

A percepção da necessidade de apoio acadêmico a crianças e adolescentes para que o desempenho escolar também evoluísse nos levou a oferecer aulas de reforço escolar nas disciplinas de Português e Matemática e, simultaneamente, acrescentar ao nosso projeto o suporte socioemocional; a ideia inicial expandiu-se e foi sendo ampliada à medida que era aplicada.

Atualmente atendemos 160 crianças. Em cinco anos, praticamente triplicamos nosso atendimento e pretendemos ampliar os benefícios que oferecemos a todos que estão em nossa longa lista de espera.

O Alessandro, nossa família, nossos colaboradores, nossas crianças, nossos adolescentes, nossas famílias e nossos parceiros sentimos com prazer a realidade possível de seguir acreditando que apenas juntos FAZemos mais pelo mundo e pela vida de cada um que caminha conosco.

NOSSA DIRETORA

A FAZ promove mudanças na vida de crianças, adolescentes e de suas famílias de maneira inovadora. Somos um espaço de oportunidades para sonhar e acreditar que o mundo pode ser um lugar melhor para todos. Aqui, estimulamos a autonomia, a independência e fomentamos o desejo de observar, analisar e buscar respostas para uma vida significativa e produtiva.

Com projetos voltados à educação, cultura e esporte, possibilitamos o protagonismo e o desenvolvimento dos atendidos. Para isso, seguimos as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a proposta de Educação para o século 21 da UNESCO: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.

Como resultado, percebemos a significativa mudança nas nossas crianças e adolescentes, que se apropriam dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, refletindo o ambiente harmônico e pacífico que oferecemos na FAZ. As famílias, por sua vez, nos relatam mudanças positivas, que impactam o seu ambiente familiar e muitas vezes também apontam novas direções para suas relações.

Com segurança, acolhimento, competência técnica e ambiente saudável, aprendemos e ensinamos o tempo todo; e nosso público tem se mostrado também um excelente professor.

Rosana de Almeida

PROPÓSITO

Transformar a vida de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social por meio da educação, esporte e cultura.

MISSÃO
Promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social das comunidades do Real Parque, Jardim Panorama e seu entorno por meio de atividades esportivas, acadêmicas e culturais.

VISÃO
Ampliar a linha de atuação como instituição incentivadora da transformação da vida de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social. 

Aumentar o número de atendidos pela FAZ mantendo a qualidade do serviço oferecido. 

Ser reconhecida como instituição comprometida com a inclusão social.

VALORES
Diversidade | Ética | Inclusão | Justiça | Respeito | Solidariedade | Sustentabilidade | Transparência